Handebol

HISTÓRIA
Em 1848, o professor dinamarquês Holger Nielsen criou, no Instituto de Ortrup, um jogo denominado haandbold. Na mesma época, os checos conheciam um jogo semelhante, o azena, com similares sendo praticados na Irlanda e no Uruguai. Eram os precursores do handebol. Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz reformulou o jogo, chamando-o de handball e publicando suas regras para 11 jogadores em um campo de futebol. No ano seguinte, a Escola de Educação Física da Alemanha oficializou o esporte. O chamado handebol de campo foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. Com o grande crescimento do futebol, com o qual dividia o espaço de jogo, e devido aos muitos meses de frio e neve no hemisfério Norte, o handebol de campo foi substituído pelo handebol de salão, com sete jogadores.

NA OLIMPÍADA
Em 1972, nos Jogos de Munique, o handebol foi incluído na categoria masculina, tendo se reafirmado em Montreal, em 1976, no masculino e no feminino.

A QUADRA
A quadra é retangular e tem dimensões fixas de 40mx20m sobre um piso de madeira ou emborrachado. Nas extremidades, existem duas áreas de goleiro, cujas linhas limítrofes estão a 6m da baliza ou gol (demarcada por duas traves e um travessão de 2m de altura por 3m de largura).

REGRAS BÁSICAS
  • O goleiro e mais seis jogadores buscam fazer o maior número de gols possível.
  • São permitidos mais sete jogadores reservas.
  • Nao há restrições quanto ao número de substituições, e, em cada tempo, o técnico de cada equipe pode paralisar a partida por um minuto, para conversar com seus atletas.
  • A partida é composta por dois tempos de 30 minutos cada. É permitido:
  • driblar a bola com as mãos ao correr;
  • executar três passos sem driblar;
  • permanecer com a bola parada no máximo três segundos;
  • bloquear com o tronco a passagem do adversário.

Não é permitido:
  • efetuar o duplo drible (similar ao "andar" no basquete);
  • bloquear o adversário com braços e pernas.
  • O goleiro deve usar uma camisa de cor diferente dos demais jogadores e pode defender arremessos com qualquer parte do corpo.
  • A bola desviada pelo goleiro pela linha de fundo dá direito ao mesmo de cobrar tiro de meta. Fora da área, o goleiro pode atuar livremente.
  • Os jogadores não podem entrar na área de gol nem passar a bola ao seu goleiro quando este estiver dentro da área.
Infrações ou faltas

O tiro lateral é cobrado no local onde a bola saiu, e o jogador deve ter um pé sobre a linha lateral. As infrações são cobradas no local onde ocorrem, e o adversário pode formar uma barreira a três metros de distância. Quando a falta é próxima à linha da área de gol, a cobrança é realizada atrás da linha de tiro livre (a 3m da área) e a defesa organiza sua barreira junto à linha da área de gol. O tiro é cobrado mesmo sem o apito do árbitro. O tiro de sete metros (o pênalti no handebol) ocorre quando um atacante é impedido por uma falta no momento de um arremesso a gol.

SISTEMA DE DISPUTA
A competição masculina em Sydney contará com 12 times, primeiramente, divididos em dois grupos de seis cada. Na feminina, serão 10 equipes em dois grupos de cinco. Na fase preliminar, jogam todos contra todos dentro de cada grupo, e os quatro melhores de cada chave se classificam para as quartas-de-final, disputada em apenas um jogo para cada equipe. Quem vence, passa às semifinais. Os dois melhores colocados nesta fase decidem a medalha de ouro. Os outros dois perdedores jogam pela medalha de bronze. Os times que não passaram às semifinais decidirão as demais colocações: do quinto ao 12º lugar, no caso da competição masculina, e do quinto ao 10º lugar, na feminina.

ARBITRAGEM
O jogo é dirigido por dois árbitros e controlado por um secretário, que escreve a súmula, e por um cronometrista. Os árbitros revezam-se nas funções de árbitro central e árbitro de gol. O árbitro pode aplicar a exclusão de um jogador devido a infrações. A equipe fica com um a menos por dois minutos, quando o excluído pode retornar à quadra. Se o mesmo jogador for excluído três vezes, não joga mais, mas a equipe pode substituí-lo após outros dois minutos. Uma equipe pode levar até três cartões amarelos. A partir do quarto, o jogador é excluído da partida por dois minutos. Em caso de falta mais grave, há desqualificação do jogador, que não volta mais ao jogo, mas pode ser substituído após dois minutos. No caso de expulsão, geralmente por agressão física, o jogador não retorna à partida, e a equipe fica com um jogador a menos até o final.

PERSONAGEM
Andrei Lavrov Nascido na Rússia em 1962, Andrei Lavrov, o jogador mais experiente da atual seleção russa, iniciou sua carreira em 1979. Suas brilhantes defesas o levaram a jogar na segunda divisão do handebol alemão e algumas temporadas depois à primeira divisão da Bundesliga, o Campeonato Alemão. No início de 1999, se transferiu para o Zagreb, da Croácia. Aos 38 anos, Lavrov tem um dos melhores currículos internacionais entre os jogadores que estão em atividade no mundo. É bicampeão olímpico: conquistou, junto com a seleção russa, o ouro em Seul, em 1988, e em Barcelona, em 1992. E é bicampeão mundial, em 1993, na Suécia, e em 1997, no Japão.

NO BRASIL
Esta será a primeira participação da seleção feminina de handebol, campeã do Pan-Americano de Winnipeg, em olimpíadas. A equipe masculina já esteve em duas: em Barcelona, em 1992, e em Atlanta, em 1996. O país ainda não tem medalhas olímpicas no esporte.